sábado, 20 de fevereiro de 2010

Sawabona, Shikoba.

"A nova forma de amor, ou mais amor, tem nova feição e significado. Visa a aproximação de dois inteiros, e não a união de duas metades. E ela só é possível para aqueles que conseguem trabalhar sua individualidade.
Quanto mais o indivíduo for competente para viver sozinho, mais preparado estará para uma boa relação afetiva. A solidão é boa, ficar sozinho não é vergonhoso. Ao contrário, dá dignidade à pessoa. As boas relações afetivas são ótimas, são muito parecidas com o ficar sozinho, ninguém exige nada de ninguém e ambos crescem.
Relações de dominação e de concessões exageradas são coisas do século passado.
Cada cérebro é único. Nosso modo de pensar e agir não serve de referência para avaliar ninguém. Muitas vezes, pensamos que o outro é nossa alma gêmea e, na verdade, o que fizemos foi inventá-lo ao nosso gosto.
Todas as pessoas deveriam ficar sozinhas de vez em quando, para estabelecer um diálogo interno e descobrir sua força pessoal. Na solidão, o indivíduo entende que a harmonia e a paz de espírito só podem ser encontradas dentro dele mesmo e não a partir do outro.  Ao perceber isso, ele se torna menos crítico e mais compreensivo quanto às diferenças, respeitando a maneira de ser de cada um.
O amor de duas pessoas inteiras é bem mais saudável. Nesse tipo de ligação, há o aconchego, o prazer da companhia e o respeito pelo ser amado. "
 
Retirado de um texto de "Sawabona Shikoba", expressão utilizada na África por algumas tribos.
Sawabona significa "Eu te respeito, eu te valorizo, você é importante pra mim". Em resposta, as pessoas dizem Shikoba que significa "Então eu existo pra você."

2 comentários:

Unknown disse...

Que sensacional esse pensamento!!!
Pensamento esse que é compartilhado louca e livremente por mim e mais dois amigos !
A amizade é construída pela liberdade; de sentimentos, de vontades, de atitudes, de ações em geral.
=D

Beijos a esses meus amigos queridos que muito amo.

Unknown disse...

E mais outros três bilhões de beijos aos meu dois amigos que estarão sempre no meu coração.

Luz!